Início

Empresa

Área Reservada

Email
Password
Notícias

Notícias

Resumo 8º Encontro Técnico

2012-06-25

Como vem sendo habitual nestes encontros técnicos é objectivo primordial da Vetobiotica reunir parceiros (amigos, fornecedores, clientes) e com eles partilhar as actuais dificuldades pelas quais o sector atravessa. Sendo que as principais apresentadas no 8º Encontro e que em suma se traduzem na dificuldade na obtenção de crédito, fundamental à inovação e melhoria da competitividade do tecido primário produtivo; custo elevado dos factores de produção (alimentos compostos, combustíveis, adubos, entre outros) que dificultam o normal funcionamento das empresas, pela baixa rentabilidade que resulta da venda dos produtos, em alguns casos abaixo dos custos de produção.

Entre uma centena de participantes, foram partilhadas algumas soluções e oportunidades para ultrapassar esta fase tão complexa da baixa rentabilidade e respectiva subsistência do Sector Pecuário Nacional, entre elas, a necessidade urgente de procurar outros mercados onde os tão valorizados produtos nacionais possam ser escoados a preços justos, para tal é fundamental reunir a produção, e esta, em conjunto, consiga ganhar dimensão para fornecer o exterior. Internamente é fundamental o diálogo com a distribuição com o intuito de aproximar a produção aos objectivos da distribuição, que se prende com a satisfação de um consumidor cada vez mais informado e conhecedor dos produtos de consumo, apesar do seu fraco poder de compra.

Na Mesa Redonda subordinada ao tema "A Produção Nacional" foram abordados alguns temas bastante actuais, como o Novo Plano de Controlo e Erradicação da Doença de Aujeszky (PCEDA), Bem-Estar Animal, produção de Matérias-primas na Europa e no Mundo, rentabilidade da pecuária nacional principais oportunidades e entraves, novos hábitos de consumo, entre outros que se apresentam como os principais obstáculos à subsistência do sector.

Agradecemos aos oradores e intervenientes (Dr. Joaquim Biancard Cruz , Eng.º João Saramago, Dr. Pep Font i Puig, Eng.º Jaime Piçarra, Sr. Vítor Menino, Dr. Carlos Neves, Dr. António Bica e Eng.º Fernando Carvalho) bem como a todos os presentes que connosco, directa ou indirectamente trabalham para tornar o País mais autónomo em termos de bens de consumo, expressando claramente a vontade de em conjunto continuarmos a lutar pela Produção Nacional, a todos um MUITO OBRIGADO e até 2014...      

[Voltar]